Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Macacos nos mordam se não estávamos em pulgas com este momento! Somos fãs do Natal, de dias felizes, de decoração, de pessoas interessantes e conseguimos juntar tudo nesta iniciativa maravilhosa chamada "Christmas We Love you", que já é uma tradição neste blog.
A nossa primeira convidada da edição de 2016, e amiga, é uma das mamãs mais conhecidas do país. É co-autora do blog a mãe é que sabe onde partilha as suas aventuras (e desventuras) com as filhotas Isabel, de 2 anos e meio, e Luísa, de 6 meses.
Chama-se Joana Paixão Brás e quem a conhece sabe que a família é o seu centro de gravidade - o seu foco - e que o seu sonho sempre foi ser mãe. Razões mais do que suficientes para - como nós - ser fã incondicional desta quadra.
Recebeu-nos em sua casa com a Isabel e a Luísa, preparou uma mesa linda e falou-nos da forma como vive esta época tão especial:
Do que mais gostas no Natal?
Gosto de ter a família reunida à mesa, a comer o magusto maravilhoso da avó Rosel, a dizer disparates e a aproveitar à lareira as horas até à meia noite. A noite da consoada é um dos dias mais especiais do ano, desde que me lembro.
Quando fazem a árvore de Natal?
Fazemos dia 1 de dezembro. Este ano apeteceu-me fazer mais cedo, pela Isabel, que tem dois anos, mas contive-me. Tradições são tradições!
As crianças participam nos preparativos?
Sim e confesso que estava desejosa que a Isabel tivesse idade para decorar a árvore de Natal. Este ano foi ela que decorou praticamente sozinha! Lembro-me de adorar fazê-lo quando era pequenina. Desmontar é que não faço questão nenhuma: odeio.
As crianças acreditam no Pai Natal?
Sim, sim! E espero que acreditem pelo menos até aos 30 anos.
Abrem os presentes no dia 24 ou na manhã do dia 25?
Abríamos os presentes todos à meia noite do dia 24, mas desde o ano passado que adiantámos um bocado, para que a Isabel presenciasse o momento. Mas como vamos depois dia 25 de capelinha em capelinha visitar avós paternos, tios e primos, acabamos por trocar os presentes também nesse dia.
Que presente gostavas de receber este ano?
Espiritualmente, grandes doses de paciência para continuar a dar o melhor de mim às minhas filhas; se falamos em bens materiais, e já que é para pedir, uma máquina fotográfica boa ou uma viagem com tudo incluído, babysitter também 😃 como veem, até não me alargo muito!
Portaste-te bem?
Melhor dificilmente me poderia ter portado! Mas dispenso sentar-me ao colinho do Pai Natal, que no ano passado um lá me convenceu a fazê-lo com a minha filha e aquilo foi muito, muito estranho...
Quais são os pratos típicos em vossa casa?
Na consoada comemos sempre bacalhau assado com magusto (uma mistura de batata com couves que é uma delícia) feito pela avó, ao almoço arroz de pato, lombo recheado, por aí...
E que doces não podem faltar na vossa mesa?
Arroz doce, mesmo que não seja um doce tradicional de Natal, nunca pode faltar! Depois broas, coscorões, azevias (divinais!), bolo de amêndoa com fios de ovos, mousse de chocolate, bolo de bolacha, semi-frio de natas com chocolate quente, e por aí fora (exageramos sempre e andamos até à passagem de ano a comer "gordices").
O que representa para a vossa família esta época?
É época de abraços, de mimos, de nos darmos mais aos outros, de partilhar e de, no fundo, nos lembramos, ano após ano, que este espírito deveria existir nos outros 363 dias!
Se pudessem convidar uma figura pública (nacional ou internacional) para a consoada, quem seria?
A Popota pode entrar nesta esfera hipotética? "Ela é linda neste Natal" e tirando todos os elementos da Patrulha Pata, não haveria mais ninguém que fizesse a minha filha mais feliz :) É por ela que queremos muito manter o espírito do Natal. E foi com ela que, depois da morte do meu tio, voltámos a sentir vontade de viver estes dias com tanta magia.
Fotografia: I Heart You Photography
Os próximos convidados vão ser desvendados já esta sexta-feira! Façam desta a vossa casa, calcem as pantufas e deixem-se ficar por cá.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.