Catarina Macedo Ferreira

Somos assumidamente fãs de fotografia e de blogues de fotografia. Gostamos de fotografias de famílias, de sessões de grávidas e de fotografias de casamentos. Gostamos da simplicidade dos afectos que estas nos transmitem, por isso foi muito fácil gostarmos do trabalho da Catarina Macedo Ferreira através da Ties.
A Catarina está grávida de um Sebastião e é mãe de duas crianças adoráveis. A Leonor, linda, amorosa e super protetora do mano mais novo, e o Xavier, um miúdo amoroso que sabe bem como levar a mana e a mãe. É impossível resistir aos dois. O Sebastião vai ser o delírio dos manos que estão ansiosos pela sua chegada. Conseguimos imaginar muitas das brincadeiras que vão ser feitas por estes três manos.
Apesar do repouso obrigatório por indicação médica, a Catarina recebeu-nos em sua casa para nos mostrar a sua mesa de Natal, que estava perfeita, com muito bom gosto. Flores do campo apanhadas pela Catarina e pela Leonor e pequenos detalhes cheios de significado e história desta família tão, mas tão encantadora.






O que mais gostam no Natal?
- Gostamos de tudo! Da decoração, do jantar, dos presentes, da família toda junta!
Quando fazem a árvore de Natal?
- Não fazemos em nenhuma data em especial. Quando nos apetece, e se estivermos todos num "bom dia" montamos algures entre o final de Novembro, incício de Dezembro.
Os vossos filhos participam nos preparativos? De que forma?
- A Leonor participa muito, gosta de decorar, comigo, e de distribuir os presentes no dia. O Xavier era muito pequeno no ano passado, temos alguma expectativa sobre o entusiasmo dele. Para já, gosta de roubar algumas decorações da árvore.
Que mensagem lhe transmitem sobre o Natal? Falam-lhe no Pai Natal?
- Eles falam-nos mais sobre o Pai Natal do que nós a eles. Eu conto-lhes a história do nascimento de Jesus, e a Leonor já percebe.
Abrem os presentes no dia 24 ou na manhã do dia 25?
- Abrimos presentes em vários dias. Como o M tem uma profissão em que trabalha sobre uma escala, pode não estar cá (como o ano passado e este) e aí comemoramos uns dias antes. Abrimos de manhã, como em casa dos meus pais.
Quais são os pratos típicos?
- Peru e Bacalhau.
Que doces nao podem faltar na vossa mesa?
- Doce de ovos. Sempre!
O que representa para a vossa família esta época?
- É muito importante e vivemos muito o significado verdadeiro; é uma altura em que pensamos mais uns nos outros, em que fazemos questão de estar com a família toda, vestimo-nos de forma especial e tentamos ir sempre á Missa do Galo.