Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Familia Pumpkin

Se houvesse um ranking para familias giras e divertidas, os Aboborinhas estariam certamente no pódio.

São uma família atípica, com raízes portuguesas – mais concretamente açorianas -  e holandesas, e desta combinação tão interessante nascem novas tradições e formas de festejar o Natal. Nos últimos seis anos passaram o Natal com a família Açoriana da Mariana, uma grande festa, cheia de gente, comida e muita animação.

 

Com o nascimento das abobrinhas introduziram uma traição Holandesa, que é fazer um grande pequeno almoço no Dia de Natal e depois abrir os presentes.

Este ano – e esta é uma novidade em primeira mão – vão passar o Natal com a avó Marianne na… Disney!
Vão estar na Disneyland de Paris de 22 a 27 e por isso o jantar de Natal vai ser com os 5 no bunballow do Davy Crocket. As miúdas nem imaginam e vão delirar. E os adultos também, claro.

 

Ficámos cheias de vontade de ver as fotos da aventura da Disney. Temos a certeza que vão adorar passar o Natal num sitio tão mágico.

mesa.jpg

mesa-detalhe.jpg

Natal-foto de familia.jpg

 

- O que mais gostam no Natal?
Nós adoramos o Natal, todo o clima festivo, as musicas de natal, enfeitar a casa, decorar a árvore (temos sempre uma verdadeira, não resistimos ao cheirinho a pinheiro), escolher prendas para oferecer a quem mais gostamos (e sobretudo para as abobrinhas), toda animação durante o advento (tentamos organizar um momento especial por dia), pensar nos que nos são queridos, perto e longe… Nem sei escolher o que gostamos mais!

 

- Quando fazem a arvore de Natal?
Fazemos sempre depois do dia 5 de Dezembro, que é o dia de Sinterklaas, uma festa muito importante para os holandeses. Como nós somos 50% holandeses, vivemos muito esta data, e é proibido começarmos a falar de Natal antes disso.
No dia 5 de Dezembro chega de barco o Sinterklaas e os seus ajudantes, que vêm de Espanha para distribuir presentes no seu cavalo branco. As crianças deixam um sapatinho com uma cenoura para o cavalo e bolinhos para o Sinterklaas e quando acordam encontram os presentes que eles deixaram.
Em Lisboa fomos ver o Sinterklaas chegar à doca de Alcantara no dia 5 de Dezembro e trazer guloseimas e brinquedos para os mais pequenos. É muito engraçado!
 
- As crianças participam nos preparativos?
Sim, elas adoram participar na decoração da casa, adoram abrir o saquinho do dia do advento. Este ano temos também um calendário da Lego do advento e elas adoram, abrem uma caixinha por dia com um bonequinho mini para montar.
A Leonor, que é mais velha, adora fazer decorações, cartões de Natal, presentes, e ajuda também a irmã. Este ano oferecemos um frasco com chocolates às professoras, que elas fizeram.
 
- As crianças ainda acreditam no Pai Natal?
Sim, totalmente, e essa é parte da magia do Natal! Quando passamos o Natal cá em Portugal temos uma tradição na minha família. Depois do jantar na véspera de Natal as crianças vão para um quartinho com alguns crescidos e cantam canções de Natal. Entretanto os Pais Natais reúnem todos os presentes na sala e quando está tudo pronto (somos uma grande família, junta-se mesmo muita coisa) toca-se um sininho, é o Pai Natal a ir-se embora. As crianças saem a correr e ficam maravilhadas com todas as prendas que ele deixou. É fantástico ver as caras delas. Eu lembro-me de o meu irmão (5 anos mais novo que eu) ir direto à janela e jurar que tinha visto o trenó a voar.
 
- Abrem os presentes no dia 24 ou na manhã do dia 25?
Os presentes da família mais alargada são abertos em casa da minha avó e os presentes dos pais para elas abrimos com calma no dia seguinte.
 
- Quais são os pratos típicos?
A nossa família é muito atípica, nunca fizemos uma consoada tradicional. Reunimo-nos em casa da minha avó e cada filho leva um prato. Há normalmente um prato de bacalhau, um leitão assado, e depois podemos ter polvo, língua de vaca, cabrito, arroz de pato, depende da vontade de cada um.
 
- Que doces não podem faltar na vossa mesa?
Lembro-me de termos sempre um bolo de caramelo e noz, um pudim branco e negro e um pudim do Faial, especialidades da minha avó açoriana. Mousse de chocolate nunca falta, e é devorada pelos mais pequenos, e tarte de amêndoa também, mas fica sempre para o dia seguinte ou para as tantas da manhã, antes de irmos dormir.
Na Holanda há sempre uma tarte de amêndoa com massapão e oliebolie que são tipo sonhos com passas dentro.
 
- O que representa para a vossa família esta época?
Esta é uma época muito especial, em que estamos ainda mais em família, com quem nos é querido. Lembramos o que partiram e estão sempre no nosso coração.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D





Analytics